Vale a pena migrar para o Bootstrap v4?
Você está na dúvida se deve usar o Bootstrap v4? Neste artigo descrevo a minha experiência com a nova versão deste framework CSS.
Bootstrap v4: Demorou mas chegou
Como todos sabem o Twitter Bootstrap é um dos frameworks CSS mais populares do mundo e estávamos esperamos ansiosamente pela versão 4.
A versão 4 stable foi lançada oficialmente em janeiro de 2018 e trouxe várias novidades. Desde então venho migrando meus projetos para a nova versão e neste artigo vou destacar os pontos mais importantes (segundo minha opinião).
Bootstrap está mais moderno
A versão 3 havia sido lançada em 2013, logo seus estilos e cores já estavam bem desatualizados. O mínimo que se esperava um visual mais moderno.
O novo visual chegou com cores mais vibrantes e me parece ser uma clara influência do Material Design. Também houve melhorias na sua tipografia e espaçamentos, deixando os componentes mais "fluídos".
Obviamente os nomes da classes CSS também mudaram, mas esse não é o meu foco.
SASS
A versão 3 do Bootstrap foi construída com LESS, embora também havia suporte para SASS. Agora na versão 4, o framework foi todo construído com SASS e até então não há suporte para LESS.
Então se você quer personalizar o Bootstrap fique atento a essa mudança.
Glyphicons foi descontinuado
A partir da versão 4, o Bootstrap não inclui uma biblioteca para ícones, embora existam algumas bibliotecas recomendadas.
A recomendação do Bootstrap é: Utilize ícones implementados por meio de imagens vetoriais (SVG). Não é recomendado o uso "font-icons", uma vez que pode dar alguns problemas em idiomas que não usam o alfabeto ocidental.
Clique aqui para mais detalhes.
Flexbox: Finalmente
Até a versão 3 do Bootstrap era possível criar layouts responsivos com elementos flutuantes. Na versão 4 há o suporte para Flexbox.
Flexbox faz parte da especificação do CSS3 e nos ajuda a organizar os elementos em diferentes resoluções.
Se quer usar a versão 4 do Bootstrap então você precisa aprender a construir páginas com Flexbox. Segue alguns materiais que podem lhe ajudar:
Dê boas-vindas aos CARDS
Um dos componentes que eu mais utilizava no Bootstrap 3 eram os PANELS, uma vez que ele é muito útil para criar espaçamentos e áreas bem definidas dentro do Layout.
Porém na versão 4 o PANEL foi descontinuado, dando lugar ao componente CARD. Este componente ficou muito bom e na minha opinião foi o que mais evoluiu.
Obviamente o componente CARD utiliza vários recursos do Flexbox, ou seja, mais um motivo para aprender esta funcionalidade do CSS3.
Removido: btn-xs
Saiba que o componente "btn-xs" foi removido. A justificativa é que este componente não se adapta bem a dispositivos móveis e isso é verdade (experiência própria).
Mas se o seu sistema é somente desktop, não se preocupe. Isso é algo bem fácil de personalizar.
Se você precisa de ajuda clique aqui.
Utilities: Evolução significativa
Na versão 4 existem várias utilidades que facilitam o seu dia-a-dia. Na versão 3 já existia alguma coisa, mas nesta versão elas evoluíram significativamente.
Gostaria destacar estes itens:
Javascript: Eu esperava mais
Este é o único ponto decepcionante da versão 4, pelo menos para mim. O Bootstrap continua utilizando JQuery.
Em tempos de Vue, React e Angular continuar insistindo no JQuery não me parece uma boa escolha. Não é de hoje que eu somente utilizo o estilos do Bootstrap e os eventos Javascript eu faço no framework utilizado no projeto.
Acredito que neste ponto o Bootstrap poderia se inspirar no Bulma.io, que foca somente no CSS e se torna independente de qualquer framework Javascript.
Vale a pena migrar para o Bootstrap v4?
Resposta: Sim!
Gostei bastante da nova versão e na minha opinião vale a pena migrar para versão 4!
Dúvidas ou sugestões é só entrar em contato. Abraço.