The Conf: Conferência Internacional Realizada no Brasil
A The Conf é uma conferência brasileira que tem o objetivo de introduzir o Brasil no mercado internacional de tecnologia. Veja como foi a edição de 2019.
The Conf: Sobre a Conferência
A The Conf é uma conferência brasileira que tem o objetivo de introduzir o Brasil no mercado internacional de tecnologia. Atualmente a grande barreira é o idioma, enquanto o resto do mundo se comunica em inglês (quando o assunto é tecnologia), nós apenas falamos em português.
O Brasil tem um mercado aquecido de desenvolvimento de software e conseguimos formar bons programadores. Porém temos dificuldade para nos comunicar com o resto do mundo.
Atualmente a The Conf é organizada por Fabio Akita, programador muito conhecido no cenário brasileiro. Dentro da comunidade Ruby, o Akita realizou um trabalho fantástico e durante 10 anos organizou a RubyConf.
A Importância de Aprender Inglês
Querendo ou não, o inglês é o idioma mais falado quando o assunto é tecnologia. Por exemplo, a documentação das linguagens de programação e frameworks mais populares são escritos na língua inglesa.
Não quero dizer que não existam bons materiais em língua portuguesa, porém nem sempre é possível esperar por materiais traduzidos.
Por outro lado, sei que aprender um idioma depois de adulto é difícil, uma vez que infelizmente o sistema de ensino brasileiro não nos preparou adequadamente para essa situação.
Confesso que também tenho dificuldade com o inglês e provavelmente eu nunca alcançarei o mesmo nível de um falante nativo. Mas não podemos ficar parados e precisamos nos esforçar para conseguir nos comunicar.
O Fábio Akita publicou um excelente vídeo sobre tema, clique aqui para assistir.
The Conf 2019: Experiência Única
Em 2019, foi o primeiro ano que participei da The Conf e posso dizer que a experiência foi única. Foi uma conferência de qualidade internacional e realizada no Brasil.
O evento me possibilitou conhecer várias pessoas, fazer vários contatos e conversar muito sobre o desenvolvimento de softwares.
Basicamente a conferência contou com 30 palestras separadas em 2 dois dias. Sempre havia duas talks simultaneamente e cada uma com duração de 45 minutos. Ou seja, não consegui assistir todas as palestras, mas as que eu assisti foram muito boas.
Quero destacar algumas palestras que me surpreenderam positivamente:
- Lucas Santos mostrou detalhadamente o funcionamento do Node.js e como tudo é executado dentro de apenas uma Thread.
- Oswaldo Ferreira trouxe um case do GitLab e explicou como eles substituíram um sistema monolítico por Microservices escritos em Go.
- Erick Wendel mostrou como aplicar ServeLess com GraphQL na plataforma Azure.
- Bruno Vercelino da Hora trouxe um case do Pipefy e demonstrou como eles utilizam o conceito de Micro Frontends.
- Por fim, a palestra de Thiago Ghisi, meu conterrâneo de Santa Catarina que atualmente mora em New York e deu dicas valiosas sobre carreira.
Para mim essas foram as melhores talks. Em breve elas estarão no InfoQ e recomendo que você as assista.
Agora só resta esperar a The Conf 2020. Abraço.