TDC Florianópolis 2019: Trilha de JavaScript e os Principais Assuntos
Saiba o que aconteceu no The Developers Conference 2019 realizado em Florianópolis. A trilha de JavaScript sem dúvida está entre as melhores.
The Developers Conference
O The Developers Conference é um evento organizado pelo pessoal da Global Code com o objetivo de compartilhar experiências das mais diversas tecnologias. Até ano passado o evento acontecia somente em Florianópolis, São Paulo e Porto Alegre, porém a partir de 2019 o evento também acontecerá em Belo Horizonte e Recife.
Basicamente o evento tem duração de 4 à 5 dias e em cada dia existem várias "trilhas". As trilhas são separadas por assuntos comuns, por exemplo, existem trilhas de JavaScript, Python, PHP, etc.
Eu particularmente gosto muito do evento, uma vez que é um ótimo momento para adquirir conhecimento, encontrar bons contatos e ampliar o network. Já participei de várias trilhas do TDC e todas foram muito boas:
- 2015: Trilha Agile
- 2016: Trilha Agile e Trilha Ruby
- 2017: Trilha Stadium (mistura das melhores palestras de cada trilha)
- 2018: Trilha JavaScript
- 2019: Trilha JavaScript
Trilha JavaScript 2019
Inicialmente tive uma boa surpresa em saber que uma das pessoas organizaria a trilha de JavaScript de 2019 era o Rodrigo Branas. O Rodrigo já organizou outras trilhas que eu participei e o nível de qualidade sempre foi muito bom.
Como comprei o ingresso Early Bird, sempre fica aquela expectativa, porque no momento da compra as palestras ainda não haviam sido divulgadas. Mas não me arrependi, os temas foram muito bons e me surpreendi com os temas de outras trilhas, como a de NodeJs.
Destaque e Melhor Palestra
A primeira palestra, na minha opinião, foi a melhor e que inclusive foi feita pelo Rodrigo Branas. O tema abordado foi Micro Frontends e foi uma novidade para mim, uma vez que é muito comum falarmos dos conceitos de Micro Services somente voltado ao Backend.
Neste caso a palestra girou em torno de como é possível ter o Frontend de um software construído com várias tecnologias, aqui estou falando de Vue, React e Angular. Se você quer saber mais sobre isso acesse Micro-Frontends.org.
Palestras Sobre Vue.js
Ao todo foram feitas duas palestras sobre Vue.js, a primeira delas foi feita por Ramon Schmidt e falou sobre os pontos fortes do framework. O Ramon trouxe números muito interessantes sobre a comunidade e de uma maneira geral ele conseguiu expor os benefícios do Vue.js de uma maneira bem didática. Para quem nunca usou Vue.js deve ter ficado com vontade de usar e quem já utiliza ficou muito feliz em saber como o framework vem crescendo.
A segunda palestra sobre Vue.js também está entre os destaques da trilha, o título é: "Serverless Side-Rendering com Vuejs/Nuxt.js com AWS Lambda". A palestra foi ministrada por Júlio César Guedes que trabalha na BlueTicket e contou como eles estão desenvolvendo um novo site com Nuxt hospedado no AWS Lambda. Gostei muito do case uma vez que ele trouxe detalhes bem interessantes do código e também mostrou estimativas do quanto pode ser economizado com as despesas de hospedagens.
Outras Palestras
Ao todo também teve 3 palestras sobre React. Embora eu nunca tenha usado React para algo em produção, no geral gostei das palestras e principalmente das demonstrações de código, uma vez que sempre é bom ver como outros frameworks resolvem os problemas. Segue as palestras sobre React:
- Advanced React Patterns: Ministrado por Jean Bauer.
- Como testamos React Native no Nubank: Ministrado por Newton Rhomel Beck Angelini e Fellipe Chagas.
- Escalando uma aplicação front-end além do código (case iFood): Ministrado por Fernando Maia
O que me surpreendeu é que teve apenas uma palestra sobre Angular. Inicialmente pode parecer pouco, mas conversando com as pessoas da trilha encontrei um percentual muito pequeno de participantes que utilizam o Angular.
Sobre TypeScript também só teve uma palestra e que se limitou a demonstrar um pouco da história do TypeScript e das futuras funcionalidades. Pelo que conversei com as pessoas da trilha, a maioria não usa TypeScript, mas o percentual de pessoas que utilizam é bem relevante.
Outros temas abordados na trilha foram:
- Electron - Construa aplicativos desktop multiplataforma com JavaScript, HTML e CSS: Basicamente foi um tutorial sobre Electron voltado a principiantes. No final da palestra fiz uma pergunta sobre como o palestrante vê o projeto Google Carlo. O palestrante respondeu que vê bons olhos e acredita o projeto Electron pode aproveitar muitas coisas.
- PWA and WebApps - Past, Present and Future: Também foi algo bem básico e o palestrante mostrou o código de um PWA de exemplo.
- Paradigmas de Programação - Uma Visão Geral sobre Orientação a Objetos e Programação Funcional: O paradigma funcional vem ganhando adesão nos últimos anos e foi legal ver alguns dos seus conceitos, principalmente para quem só está acostumado a trabalhar Orientação a Objetos.
Por fim quero destacar uma palestra ministrada Guilherme Vierno com o título "Edição de Texto Rico usando estruturas de dados imutáveis". Sinceramente eu não esperava muito sobre esta palestra e me surpreendi positivamente.
Na palestra o Guilherme, que trabalha na globo.com, mostrou um case de como eles desenvolveram um editor de texto inspirado no Facebook e que é utilizado pela equipe de jornalismo da empresa. Inclusive o editor é open source e se chama Megadraft.io. Parabéns ao Guilherme, que conseguiu pegar um tema considerado normal e transformar numa palestra super interessante.
Dúvidas ou sugestões é só entrar em contato. Abraço.