menu

SHARKLABS

Pacotes Snap: Acabaram as desculpas para você não usar Linux

/
/
Pacotes Snap: Acabaram as desculpas para você não usar Linux
bookmark Linux access_time

Instalar programas, uma barreira

Gosto muito de Linux, mas precisamos ser sinceros: Instalar programas ERA uma barreira, principalmente para usuários leigos.

Quem nunca teve um problema com dependências? Me lembro de uma vez que atualizei o Chrome no Ubuntu 14 LTS e deu problema no pacote Libssl. Que sufoco!

Além disso, quem nunca teve problemas com repositórios? Problemas de timeout, falta de pacotes, versões incompatíveis com a distribuição.

Mas isso acabou! Agora tem os pacotes Snap.

Snap: Faz um tempo que lançaram

Não é de hoje que se fala de pacotes Snap. Segundo o Wikipedia, a primeira versão é de 2014.

Eu já ouço falar desde 2016, conheci inicialmente pelo site do Diolinux e logo percebi que esse seria o futuro. Dentro desses pacotes estão empacotadas todas as dependências, o que facilita também a portabilidade para outras distribuições Linux.

Caso você queria saber mais detalhes leia este artigo do Diolinux.

Iniciativa da Canonical

Vale ressaltar que os pacotes Snap são iniciativa da Canonical. Aqui gostaria de colocar meu ponto de vista sobre a Linux Foundation, as vezes acho a LF omissa em alguns assuntos.

Essa questão da instalação de programas e pacotes deveria ser algo padronizado no mundo Linux a muito tempo. Na minha visão quem deveria se preocupar em minimizar os efeitos colaterais da fragmentação no mundo Linux é a Linux Foundation.

Mas enfim, o post não é sobre isso. Vamos continuar o assunto.

No início havia poucos pacotes e não dava para aproveitar muita coisa. Principalmente quando se fala em ferramentas para programadores.

Recentemente eu instalei o Ubuntu 18.04 (que agora conta com Gnome) e resolvi dar uma olhada nos pacotes Snap. Fiquei realmente surpreso com a quantidade de pacotes disponíveis.

É muito fácil instalar programas

Para você utilizar os pacotes Snap é necessário saber ao menos dois comandos:

  • snap find NAME_PACKAGE
  • snap install NAME_PACKAGE

Se você quer mais detalhes sobre os comandos e como eles devem ser utilizados, leia este artigo do Diolinux.

Importante destacar que em algumas distribuições Linux, o gerenciador de pacotes Snap não vem instalado e você precisa configurá-lo manualmente. Para quem utiliza as última versões do Ubuntu não precisa se preocupar com isso.

Para aqueles que ainda utilizam Windows e querem utilizar Linux, este é o momento certo. Os pacotes Snap tornam essa migração mais fácil e tranquila.

Dúvidas ou sugestões é só entrar em contato. Abraço

Autor
"Any fool can write code that a computer can understand. Good programmers write code that humans can understand." Martin Fowler