Em 5 minutos você cria um plugin para WordPress
Você pensa que é difícil criar um plugin para WordPress? É bem mais fácil do que você pensa! Você vai aprender a criar um plugin em 5 minutos.
Ok! Já sabemos que WordPress é uma boa alternativa
Existem diversos opções para sites e blogs, mas para quem está iniciando o WordPress é uma boa alternativa. Segundo a própria empresa, 30% da internet usa o WordPress, ou seja, tem muitas pessoas usando.
Sabe quando você precisa de muita coisa? Plugins podem lhe ajudar
Mas conforme seu site cresce, você percebe que precisa de novas funcionalidades que não existe no WordPress. Neste momento esta plataforma de CMS, mostra toda sua força com os plugins.
Se você não sabe o que são plugins, recomendo você procurar a respeito. Mas de uma maneira bem superficial é uma maneira que adicionar novas funcionalidades no seu site.
Plugins do WordPress: Um mar de novas possibilidades
Tal recurso, é muito importante para adicionar novas opções no site, realizar integrações com inúmeros serviços da Internet e por aí vai...
Algo bem comum são empresas que usam o WordPress e criam integrações seus softwares internos. Por exemplo, você disponibilizar um link para seus clientes incluírem dados cadastrais e posteriormente integrar essas informações com seu software comercial para geração de notas fiscais.
É fácil criar um plugin para o WordPress
E como criar esses plugins? Inicialmente você precisa de um programador, mas também não é algo de outro mundo. Na minha opinião, um programador júnior com noções básicas de programação web já consegue desenvolver.
Para um programador iniciar os seus trabalhos, ele precisa entender que são Hooks, Actions e Filters.
Hooks, Actions e Filters: Parece difícil mas é fácil
Hooks são pontos do WordPress que você pode adicionar código, funcionam como eventos. A tradução de Hooks é gancho, ou seja, você pode "pendurar" scripts em diversos pontos do sistema. Estes Hooks podem ser classificados em Actions ou Filters.
Actions são eventos onde somente são executados comportamentos personalizados. Filters são eventos que esperam um retorno, ou seja, você pode alterar o valor padrão do Wordpress.
Existem diversos sites que explicam bem estes conceitos. Selecionei dois artigos que explicam detalhadamente esse funcionamento:
O próprio site do WordPress tem uma boa documentação, vale a pena dar uma olhada:
Plugin do WordPress: Um exemplo para você começar
Além disso, criei um exemplo de um plugin para demonstrar sua simplicidade. Se você é programador, recomendo dar olhada. Segue o link do GitHub.
Dúvidas ou sugestões é só entrar em contato. Abraço.